Educação Infantil

O Curso

A Educação Infantil é uma experiência importante no sentido de estimular a socialização da criança e todo seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

Os princípios psicopedagógicos que norteiam um ambiente estimulante e feliz para as crianças são: AUTOESTIMA, MOTIVAÇÃO, APRENDIZAGEM E DISCIPLINA.

Mas então qual a função da Educação Infantil? Do Maternal ao Jardim II a criança vai aprimorando suas habilidades motoras fina e grossa, a lateralidade, a noção do EU através de sua identificação corporal e da relação com o OUTRO, raciocínio lógico, orientação espacial, equilíbrio, percepção auditiva, memória visual, desenvolvimento da fala, expressão corporal (através de mímicas, dramatizações e músicas), criatividade, hábitos de higiene corporal e ambiental, cores, formas geométricas, as letras, conceitos matemáticos (muito/pouco, grande/pequeno, espessuras, dentro/fora) e experimenta tudo isso brincando e aprendendo.

infra7

É na FAMÍLIA que se dá o início da socialização da criança, que deve ser estimulada casa vez mais da dependência para autonomia. Devemos estimular nossas crianças a serem independentes, desde as pequenas aprendizagens, como: comer sozinha, vestir-se, tomar banho, ir ao banheiro, calçar e amarrar o tênis, guardar sua roupa, jogar a roupa sua no cesto, etc. Orientá-lo a guardar seus materiais escolares, dar atenção aos seus deveres de casa (não fazer POR ELE, mas COM ELE), perguntar sobre as atividades ocorridas na escola, incentivá-lo a ajudar a preparar seu lanche, podendo escolher entre algumas POUCAS opções (pois não devemos “empanturrar” as crianças). Organizar a rotina de casa, de forma que a criança não se sinta apressada para vir para a escola, tirando-lhe parte do seu prazer de estudar, deixar entrar sozinha, escolher seu lugar...

O que mais temos visto hoje, sobre EDUCAÇÃO: ESCOLA e FAMÍLIA é a importância do resgate dos valores, dos princípios que norteiam o nosso relacionamento humano. Escola e família se COMPLETAM, caminhando juntas neste processo de formação do INDIVÍDUO-ALUNO e FILHO.

infra11

Através deste APRENDER-BRINCANDO a criança desenvolve suas habilidades, o sentido de cooperação, aprendendo a lidar com seu mundo e com o Outro. São inter-relações de aprendizagem, pois o cognitivo depende do afetivo, que influi no psicológico, que está relacionado ao psicomotor, ao físico, ao emocional... Portanto é fundamental que nos preocupemos com TODOS os aspectos do desenvolvimento infantil. Todos são igualmente importantes e se processam simultaneamente. É por meio da EXPERIÊNCIA, da OBSERVAÇÃO e da EXPLORAÇÃO de seu ambiente, que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura seus esquemas de pensamento, busca soluções para fatos novos, favorecendo seu desenvolvimento intelectual, principalmente na fase da educação infantil.

infra6
AVISOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL:

» Projeto do ano “OLEM - O líder em Mim.”.
» A Educação Infantil trabalha com SISTEMA DE UNIDADE (mensal com subtemas), através de Projetos. Pedimos a participação dos pais nas atividades, comemorações e eventos promovidos pela Escola.
» Os trabalhinhos vão ao final do mês dentro da pastinha, que retornará vazia no dia seguinte. Os pais devem valorizar as atividades do filho.
» A agenda vai para casa sempre que há um recado, após lido o responsável deverá assinar.
» Todos os MATERIAIS devem ser marcados com o nome da criança. Copo e escova de dente devem ser gravados o nome e a toalhinha deve ter um elástico para pendurar.
» Livro, estojo e caderninho de aula ficam na escola.
* Sugerimos para Jardim I e Jardim II ter um estojo completo em casa, para fazer deveres de casa.
» Toalhas e copos vão para casa sexta-feira e retornam limpos na segunda-feira.
» O UNIFORME também deve ser marcado com o nome da criança.
» Uniforme completo e materiais, desde o primeiro dia de aula.
» É importante a PONTUALIDADE tanto na hora da entrada como na hora da saída. Contamos com a calma dos pais no portão no horário da saída dos alunos. Não há mobilidade no horário.
» A FREQUÊNCIA é outro ponto importante, para o aproveitamento da criança na Escola. A Educação Infantil trabalha com Avaliação Descritiva, com registros acompanhando progressos e dificuldades da criança.
» É imprescindível que o responsável observe a cabeça da criança todos os dias, para evitarmos o problema PEDICULOSE.
» O dia do brinquedo será sempre na última sexta-feira do mês. Neste dia a criança poderá trazer um (1) brinquedo para compartilhar com os coleguinhas. Solicitamos que não tragam brinquedos caros ou muito frágeis, pois o objetivo e de brincarem juntos.
» Trabalhamos com boletos bancários, pago em qualquer agência de casa lotérica até o vencimento, após o vencimento somente na Caixa Econômica.
» É importante estimular a independência e segurança do seu filho na Escola, deixe-o entrar sozinho, a Escola é o Espaço da Criança. Estimule a autonomia de sua criança. Acredite em seu potencial!

Fale Conosco

Envie uma mensagem
Unidade Matriz
  • Endereço:

    Rua Dionísio Rocha, 231
    Parque Araruama
    São João de Meriti - RJ

  • Telefone:

    (21) 2771-6429

  • Whatsapp:

    (21) 98919-1049

Unidade Anexo
  • Endereço:

    Estrada Arthur Antônio Sendas, 2323
    Parque Analândia
    São João de Meriti - RJ

  • Telefone:

    (21) 3777-5562

  • Whatsapp:

    (21) 98877-4153