O Curso
DOS PRINCÍPIOS, FINALIDADES E OBJETIVOS
A prática pedagógica no segmento de Ensino Fundamental está fundamentada na teoria psicogenética sócio-histórica-interacionista e no conceito de aprendizagem significativa e visa:
a - promover o conhecimento e a utilização das diferentes linguagens – lógico-verbal, lógico-matemática, gráfica, artística e tecnológica, para produzir, expressar e comunicar idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, objetivando o desenvolvimento nas competências intrapessoal e inter-pessoal;
b - favorecer a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
c - reconhecer a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro e dos outros povos, respeitando as diferenças culturais de classe social, de crença, de sexo, de etnia, estimulando o respeito às diferenças e a valorização da diversidade.
d - estimular a reflexão, argumentação, o espírito de investigação e o desenvolvimento da consciência crítica e cidadania do aluno.
Os componentes curriculares são Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Línguas Estrangeiras e Educação Física, que objetivam trabalhar com os seguintes eixos cognitivos:
a - Domínio de Linguagens – Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso de linguagem matemática, artística e científicas.
b - Compreender Fenômenos – Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricos, geográfico, das produções tecnológicas e manifestações artísticas.
c - Enfrentar Situações – Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representadas de diferentes formas, para a resolução de problemas.
d - Construir Argumentação – Relacionar informações representadas de diferentes formas, construir argumentação consistente em situações concretas.
e - Elaborar Respostas – Elaborar respostas de intervenção solidária, respeitando valores humanos e considerando a diversidade sócio-cultural.
AVALIAÇÃO:
O currículo está organizado em Unidades de Estudo, divididas em quatro bimestres.
A avaliação do aproveitamento escolar de cada aluno será feita pelo Professor que atribuirá notas aos alunos graduando-as de 0 a 10 (zero a dez). A avaliação é abrangente, alcançando conhecimentos, habilidades, competências e atitudes. Além dos instrumentos de avaliação utilizados como provas, testes, trabalhos, relatórios, produções de textos etc, os alunos serão avaliados também pelo compromisso acadêmico. Entende-se por compromisso acadêmico a responsabilidade com a produção de sua vida escolar, isto é, pontualidade, frequência, a pontualidade na entrega de trabalhos, deveres de casa feitos, tarefas desenvolvidas nos projetos ou qualquer combinado acadêmico entre professores e a turma, passível de mensuração.
As notas serão atribuídas bimestralmente, cada bimestre em cada disciplina, constará de: Nota 1-Prova valendo 10, Nota 2-Trabalho(s) valendo 7,0 + compromisso acadêmico valendo 3,0, Nota 3- Teste (s) valendo 10. A média do bimestre será resultado da média aritmética destas três notas. É permitido que ocasionalmente, de acordo com a necessidade da disciplina e da turma, que a média seja apenas de duas notas, Prova e Trabalho avaliativo + Compromisso acadêmico. Não sendo necessária a terceira nota. A Nota Anual será o resultado da média aritmética das quatro notas bimestrais.
Considerar-se-à habilitado o aluno que com registro de frequência igual ou superior a 75%, obtiver média anual 6,0 (seis), como resultado da média aritmética dos 4 (quatro) bimestres, em cada componente curricular.
Considerar-se-à em Recuperação Final o aluno que obtiver média anual inferior a 6,0 (seis) no componente curricular e registro de frequência igual ou superior a 75%;
O aluno não atingindo os pontos necessários, terá direito à recuperação final em até 03 (três) componentes curriculares.
Durante o período de recuperação o aluno será submetido a novo processo de aprendizagem e após a Prova de Recuperação Final, será aprovado o aluno que alcançar, no mínimo, a média 6,0 (seis) apurada a média aritmética entre a média anual e a nota da recuperação final.
O Centro de Educação Malvina Queiroz oferecerá de acordo com a Lei vigente Recuperação Paralela que será realizada ao final do 1° , 2° e 3° Bimestres quando o aluno não alcançar a média 6,0 (seis) no componente curricular. É importante ressaltar que o aluno será submetido a um programa de reforço e reorganização de seus estudos durante o período de recuperação paralela. O aluno após processo de revisão, através de atividades e exercícios, presta uma prova de recuperação e terá como nota, a média aritmética da prova de recuperação com a média do bimestre. A média da recuperação será comparada à média do bimestre correspondente, prevalecendo no boletim, a maior média.
AVISOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 6º AO 9º ANO:
» Oferecemos como atividades esportivas extracurriculares Karatê, Futsal, Ballet e Jazz.
» É importante a observação de pontos como: UNIFORME, PONTUALIDADE, MATERIAL e FREQUÊNCIA. Não há mobilidade no horário.
» Todos os MATERIAIS e UNIFORMES devem ser marcados com o nome do (a) aluno (a).
» É obrigatório que o aluno se apresente devidamente UNIFORMIZADO (inclusive o de Educação Física e CASACO PADRÃO DA ESCOLA) e traga todos os materiais solicitados em lista, desde o primeiro dia de aula.
» A Agenda Escolar deve ser verificada pelos pais todos os dias. A Agenda é de uso diário obrigatório, por :Todos os comunicados são enviados pela agenda digital ClassApp.
» O Horário Semanal será enviado pela agenda digital na primeira semana de aula.
» É proibido o uso de aparelhos celulares e/ou eletrônicos, bem como a instituição NÃO SE RESPONSABILIZA POR OBJETOS DE VALOR, SEJAM ELES, ELETRÔNICOS OU NÃO, TRAZIDOS PARA A ESCOLA.
* Caso de 6° ao 9° ANO, alguma atividade pedagógica necessite de aparelho eletrônico, como celular, será marcada com antecedência. Sendo que, o aluno é o único responsável pelo seu aparelho.
» Solicitamos extrema atenção dos pais com as redes sociais. Orientem e supervisionem as atividades da criança frente ao celular.
» É importante que os pais vistoriem a cabeça das crianças todos os dias, para evitarmos o problema PEDICULOSE.
» Trabalhamos com boletos bancários, podendo ser pago em qualquer agência bancária, app bancário ou pix até o vencimento, após o vencimento, diretamente na secretaria.
SISTEMA DE NOTAS: Média para aprovação é 6,0. São 4 bimestres.
• O aluno que tiver média inferior a 6,0 no final do ano vai para recuperação final, devendo para aprovação, obter média aritmética entre nota da recuperação e média anual, nota igual ou superior a 6,0.
• Haverá recuperação paralela nos 1º, 2º e 3º Bimestres.
• O aluno só poderá fazer recuperação final em até 3 disciplinas.
A avaliação é abrangente, alcançando conhecimentos, habilidades, competências e atitudes. Além dos instrumentos de avaliação utilizados como provas, testes, trabalhos, produções de textos etc, os alunos serão avaliados também pelo seu COMPROMISSO ACADÊMICO. Entende-se por compromisso acadêmico a responsabilidade com a produção de sua vida escolar, isto é, pontualidade, frequência, a pontualidade na entrega de trabalhos, deveres de casa feitos, tarefas desenvolvidas nos projetos ou qualquer combinado acadêmico entre professores e a turma, passível de mensuração.
CRITÉRIOS DE NOTAS: Cada bimestre e em cada disciplina, constará de:
• Teste - valendo 10,0
• Trabalho(s) - valendo 7,0 + compromisso acadêmico valendo 3,0
• Prova - valendo 10,0
• 1ª (nota) + 2ª (nota) + 3ª (nota) / 3
Este critério será seguido pelos professores de todas as disciplinas.
Obs.: Não há arredondamento. Não adotamos sistemas de Dependência.
» A partir do 4º Ano, ao faltar prova bimestral o aluno ou responsável precisa solicitar na secretaria 2ª chamada da avaliação, apresentando atestado médico ou pagando a taxa de R$ 15,00 (por prova).
*Do 6° ao 9° Ano aplicamos, a cada semestre, um SIMULADO (provão com questões de todas as disciplinas), com objetivo de elevar o nível de excelência do ensino, cuja a participação do aluno é obrigatória.
» Para conversar com os professores solicitamos que o responsável venha antes do início da aula ou após a saída. No horário da aula os professores deverão dar exclusiva atenção aos alunos.
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